Antes restrito a um pequeno número de pessoas, trabalhar em casa, hoje, transformou-se na realidade de muitos. Independente do lar ser uma casa grande ou um pequeno apartamento, um cantinho específico para se dedicar ao trabalho, ou aos hobbies que exigem concentração, é imprescindível para organizar suas tarefas de uma maneira mais profissional. Mas o que é realmente essencial em um espaço de home office? A Dalmóbile listou três itens fundamentais:

ERGONOMIA:

Trabalhar em casa não pode ser sinônimo de ficar atirado no sofá ou na cama! Se, a princípio, essa ideia parece atraente, com o passar do tempo, ela pode levar a sérios problemas musculoesqueléticos, pois, embora confortáveis, estes são locais inadequados para passar oito horas por dia. Um home office ergonômico deve possuir, no mínimo, uma mesa com altura adequada e uma cadeira ou poltrona bem confortável (compatível com seu peso e altura), em que os pés consigam ficar bem apoiados no chão. E o monitor do computador deve ser ajustado para que a região do centro da tela fique ao nível dos olhos, evitando dores no pescoço e coluna cervical. Uma boa iluminação, alongamento e pausas regulares, para caminhar e descansar os olhos, também são medidas que melhoram seu bem-estar.


ORGANIZAÇÃO:

Estar em casa é ótimo, mas é preciso organização de tempo e espaço para não deixar que distrações atrapalhem o trabalho. Uma dica é agir como se estivesse em um escritório: começar e terminar, todos os dias, na mesma hora, é uma ótima forma de organizar o dia e não “levar” tarefas para além do horário previsto. E, além da organização de tempo, é essencial manter a organização também do espaço, evitando misturar itens de uso pessoal com os de uso profissional. Armários, gavetas ou prateleiras para apoiar e armazenar livros, papeis, pastas e todo material de trabalho são fundamentais. Afinal, um escritório em casa organizado vai além da questão estética, auxiliando também na concentração e aumentando a produtividade.